domingo, 13 de dezembro de 2009

Medo e Delírio - Fear and Loathing in Las Vegas


Mais uma vez, Johnny Depp se supera em mais um papel "incomum" no cinema como Raoul Duke. Além de Depp, outro que se destacou foi Benício Del Toro, que teve que engordar 18 quilos para interpretar o papel do advogado mexicano Dr. Gonzo.
O filme é baseado em um livro escrito por Hunter Thompson nos anos setenta, que narra a história desses dois personagens a caminho de Las Vegas, para cobrir uma corrida de motos na cidade. Durante a viagem abusam de drogas, e mergulham em mundo de ilusão e delírio. O filme foi lançado em 1998, e não fez muito sucesso, mas após anos, foi considerado cult.
Como disse antes, Johnny Depp está impecável. Cada crise e ataque de raiva foram tão convincentes que é difícil de acreditar que o ator não teve problemas com drogas. Depp, que trabalhou seis vezes com o diretor Tim Burton, já deve estar acostumado a interpretar personagens tão diferentes, e é bastante evidente que o ator opta por esses papéis.
Del Toro também surpreende os espectadores com sua representação fiel do Dr. Gonzo que é narrado no livro.
O diretor Terry Gilliam, o mesmo de "Os 12 Macacos" e de "O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus", filme de teve ótimas críticas após sua estreia no festival de Cannes, soube captar exatamente os sentimentos dos personagens descritos no livro, e mostrou às pessoas de um modo por vezes até cômico, como quando Duke pensa ser uma galinha após a ingestão de drogas fortes, a transição do conceito das drogas na década de 60, que era a imagem de paz, com a ideia da droga "ruim" do começo da década de 70, e 80.

3 comentários:

  1. Medo e Delírio é um filme bastante incomum mesmo dentre a filmografia de excessos do Depp. Tem a cara de seu diretor (esse Terry Gilliam é perturbado desde o tempo do Monty Python) e o mais incrível é você pensar que o filme é uma história real, e que o Thompson escreveu o livro graças a gravações que ele mesmo fazia de sí com seu gravadorzinho. Imagino o cara no meio de uma auto-estrada narrando que via coisas voadoras sobre o carro. O ruim é que é um livro muito complicado de achar. eu n~em sei se saiu em português, mas estou a procura rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Acho que não saiu mesmo em português... Foi por causa deste livro que surgiu a expressão "jornalismo Gonzo", porque mistura fato com ficção... Filme brilhante. Adorei os filmes do Monty Python! Menos aquele da Vida de Brian, que achei bem inferior aos outros...
    Bom, o que mais gostei foi o da origem da vida.. Com todas as críticas à igreja(como em todos os Monty Python's) hahahah

    ResponderExcluir
  3. o livro é perfeito, mas o filme ficou acima da perfeição, graças ao depp

    ResponderExcluir