segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Farrapo Humano



Como esse é o especial Drug Movies, e bebida não deixa de ser um vício, o filme mais apropriado para estar entre tantos que falam sobre isso é Farrapo Humano, de 1945, dirigido pelo fenomenal Billy Wilder, diretor de Crepúsculo dos Deuses. Baseado no romance de Charles R. Jackson, conta a história de Don Birnam, escritor em crise que desconta seus problemas profissionais no excessivo consumo de bebida alcoólica. Vive com seu irmão, que tenta o ajudar a superar o vício. Basta deixá-lo sozinho por um instante, e Don começa a procurar bebidas nos esconderijos que arranjava. Sua vida se torna um caos quando é internado em uma clínica de reabilitação, onde começa o espetáculo de atuação de Ray Milland.
É considerado o melhor filme sobre o vício em álcool que já foi produzido nos Estados Unidos, e rendeu 4 dos 7 Oscars que concorreu: Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Diretor, e como já era de se esperar, Melhor Filme. Além disso, ganhou três Globos de Ouro (direção, ator e melhor filme - drama). É um filme essencial a todos que gostam de cinema, seja pelas maravilhosas atuações, pela brilhante direção, seja pela belíssima fotografia.

4 comentários:

  1. Filme de gênio, sobre um problema muito sério e conduzido com extrema classe.

    ResponderExcluir
  2. Não se pode esperar outra coisa do Billy Wilder... Sou suspeita pra falar porque sou fã dos filmes dele.

    ResponderExcluir
  3. Este filme é sensacional, poucos conhece, a abordagem até hoje é contundente!

    ResponderExcluir
  4. Assisto a esse filme desde antes de gostar tanto de cinema... Sempre me emociono com as atuações e a história do filme, que são imecáveis, paradizer o mínimo...

    ResponderExcluir